Na maior parte do tempo, estamos tão "sugados" pela nossa rotina diária ou consumidos por preocupações e ruminações que perdemos de vista o que realmente importa pra nós.
Isso tem se tornado praticamente uma regra na vida das pessoas, uma vez que a correria do dia a dia nos esmaga e não temos tempo para refletir sobre como está nossa vida atual e pra onde gostaríamos que ela fosse. Vivemos a maior parte do tempo no chamado "piloto automático".
Por outro lado, um baixo grau de autoconhecimento também é comum, o que normalmente deixa a vida da pessoa à deriva, como um barco sem rumo, movido pelas contingências aleatórias da vida.
A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) já demonstrou que viver uma vida inconsistente com os próprios valores pode ser uma fonte de grande sofrimento. Nesse sentido, o processo de terapia precisa encorajar o cliente a tomar consciência dos seus verdadeiros valores e incentivá-lo a se engajar em ações comprometidas com esses valores.
Quero destacar aqui que não existem valores "certos" ou "errados". Os valores são altamente idiossincráticos e tem uma história de vida por trás. Portanto, jamais se culpe ou se envergonhe de valorizar o que você valoriza, seja lá o que for.
Gostaria que você refletisse sobre as questões a seguir para começar a adquirir ou ampliar sua consciência sobre o que realmente lhe é caro e você não abriria mão de jeito nenhum. Tire um momento para pensar sobre isso e responda às seguintes questões:
Sobre o que você quer que seja sua vida?
Quais os seus desejos e anseios mais profundos?
O que te faz sentir-se vivo? (senso de vitalidade)
Quando você não sente o tempo passar, o que você está fazendo?
Como seria um dia perfeito pra você?
O que você gostaria que estivesse escrito em sua lápide?
Se sua vida fosse um documentário, que nome você daria a ele?
Se você soubesse que iria morrer daqui há 1 semana, o que faria em sua última semana de vida?
Esse breve exercício visa ajudar você a traçar algumas direções importantes de vida e entrar em contato com seus valores. Talvez você precise retomar o trilho da sua vida e seguir outro destino.
Um alerta! Para que esse exercício seja realmente útil, faço-o sem quaisquer defesas! Deixe sua mente fluir a partir das questões sem censurá-la. Por fim, você pode registrar suas respostas em algum lugar e levá-las com você para lembrar-se dos seus valores. No próximo texto, vamos abordar as ações de compromisso com esses valores! Até lá!!
Gostou do texto? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso!!
Comments