top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Gouvêa

Sobre o que você quer que seja sua vida?

Na maior parte do tempo, estamos tão "sugados" pela nossa rotina diária ou consumidos por preocupações e ruminações que perdemos de vista o que realmente importa pra nós.

Isso tem se tornado praticamente uma regra na vida das pessoas, uma vez que a correria do dia a dia nos esmaga e não temos tempo para refletir sobre como está nossa vida atual e pra onde gostaríamos que ela fosse. Vivemos a maior parte do tempo no chamado "piloto automático".

Por outro lado, um baixo grau de autoconhecimento também é comum, o que normalmente deixa a vida da pessoa à deriva, como um barco sem rumo, movido pelas contingências aleatórias da vida.

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) já demonstrou que viver uma vida inconsistente com os próprios valores pode ser uma fonte de grande sofrimento. Nesse sentido, o processo de terapia precisa encorajar o cliente a tomar consciência dos seus verdadeiros valores e incentivá-lo a se engajar em ações comprometidas com esses valores.

Quero destacar aqui que não existem valores "certos" ou "errados". Os valores são altamente idiossincráticos e tem uma história de vida por trás. Portanto, jamais se culpe ou se envergonhe de valorizar o que você valoriza, seja lá o que for.

Gostaria que você refletisse sobre as questões a seguir para começar a adquirir ou ampliar sua consciência sobre o que realmente lhe é caro e você não abriria mão de jeito nenhum. Tire um momento para pensar sobre isso e responda às seguintes questões:

  • Sobre o que você quer que seja sua vida?

  • Quais os seus desejos e anseios mais profundos?

  • O que te faz sentir-se vivo? (senso de vitalidade)

  • Quando você não sente o tempo passar, o que você está fazendo?

  • Como seria um dia perfeito pra você?

  • O que você gostaria que estivesse escrito em sua lápide?

  • Se sua vida fosse um documentário, que nome você daria a ele?

  • Se você soubesse que iria morrer daqui há 1 semana, o que faria em sua última semana de vida?

Esse breve exercício visa ajudar você a traçar algumas direções importantes de vida e entrar em contato com seus valores. Talvez você precise retomar o trilho da sua vida e seguir outro destino.

Um alerta! Para que esse exercício seja realmente útil, faço-o sem quaisquer defesas! Deixe sua mente fluir a partir das questões sem censurá-la. Por fim, você pode registrar suas respostas em algum lugar e levá-las com você para lembrar-se dos seus valores. No próximo texto, vamos abordar as ações de compromisso com esses valores! Até lá!!



Gostou do texto? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso!!


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page