Timidez não deve ser confundido com antipatia

August 8, 2019

       

 

         Uma situação muito comum de acontecer é um tímido ser visto como antipático, "metido", ou mesmo arrogante. Por que isso acontece?

   Os tímidos, via de regra, apresentam dificuldades de interação social. Estas dificuldades se expressam através de comportamentos como falar pouco, falar muito baixo, não olhar nos olhos do outro durante uma conversa, não falar muito de si mesmo, fazer poucas perguntas, etc. 

      Na percepção dos outros, ele acaba sendo visto como alguém que age assim intencionalmente e não como alguém que deseja agradar demais, mas que não possui habilidades sociais suficientes pra isso. Imagine uma pessoa, dentro de um grupo, que fica muito calada, não dá abertura para que os outros se aproximem, não faz contato visual e fala apenas frases curtas para não chamar atenção. Alguém que não tenha a mínima noção do seja timidez (talvez um membro do grupo muito extrovertido), irá rotular esta pessoa como antipática.

     Antipatia vira sinônimo de não interagir socialmente e simpatia passa a significar uma pessoa que interage bem socialmente. A falha deste argumento está no fato de que, em geral, o tímido interage pouco não porque ele não queira, mas sim porque ele se sente ansioso ao interagir ou não sabe como interagir. Então, para evitar o desconforto da ansiedade, ele evita interagir mais ativamente.

     Desta forma, muitos tímidos acabam, injustamente, sendo rotulados como antipáticos ou arrogantes. Injustamente porque o comportamento reservado do tímido não tem nada a ver com "tratar os outros mal". O "verdadeiro antipático", digamos assim, é aquela pessoa que não faz questão de ser agradável com ninguém, não é sensível ao comportamento do outro. O tímido é justamente o contrário. Ele quer agradar excessivamente e é excessivamente sensível ao comportamento do outro. Aí mora a sua dificuldade.

        Portanto, se uma pessoa lhe parece antipática ou arrogante por não interagir muito, talvez ela seja apenas tímida e precise apenas de compreensão e mais tempo para se sentir à vontade. Um tímido, quando se sente à vontade, pode ser uma pessoa com qualidades incríveis que jamais seriam reveladas se não lhe for proporcionado um ambiente seguro em que ele possa ser quem ele é.  

       Para concluir, procure sempre respeitar quem você é. Se você é tímido, respeite a sua timidez. Não há nada de errado nisso. Em essência, timidez não tem nada a ver com antipatia!!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

September 10, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags