Contato visual aprendido

November 28, 2019

 

      O contato visual é o primeiro e um dos mais importantes canais de comunicação em uma interação social. Ele pode ser mais eficaz, em alguma casos, do que o próprio discurso para transmitir informações sobre nós mesmos ou o que queremos, inclusive informações emocionais. 

       Ao interagir com uma pessoa, o primeiro contato que fazemos, via de regra, é o contato visual. Podemos olhar para outras partes do rosto ou do corpo de alguém, mas, inevitavelmente, teremos que olhar nos olhos do outro durante uma interação. 

        Esta talvez seja a maior "pedra no sapato" de quem é muito tímido: ter que fazer e manter contato visual!! Essa aversão ao contato visual gera comportamentos de evitação em relação a ter que olhar nos olhos do outro. Desvia-se excessivamente o olhar ou faz-se um contato visual inadequado.

       Claro que não há uma regra rígida sobre o que é um "contato visual adequado", mas podemos pensar que, fazer muito pouco contato visual ou um contato visual excessivo durante uma interação social, pode soar inadequado. Estes comportamentos podem prejudicar a fluidez da interação e transmitir uma ideia equivocada sobre o tímido: por exemplo, de que ele é arrogante, está mentindo ou não está interessado em estabelecer contato.

       Como o conhecimento sobre a timidez e a ansiedade social é escasso, é pouco provável que as pessoas pensem: "ele/ela não está olhando pra mim porque é tímido/tímida ou tem ansiedade social". É de se esperar que o tímido passe, frequentemente, uma imagem equivocada sobre quem ele é realmente.

        Embora o contato visual seja um comportamento bastante primitivo e faça parte de um conjunto de reflexos inatos (já nascemos fazendo contato visual naturalmente), ele também pode ser aprendido!!

       Se você é muito tímido, ou mesmo tiver um transtorno de ansiedade social (TAS), certamente teme e evita o contato visual, principalmente com estranhos e pessoas com outras características particulares. Neste caso, você pode aprender a estabelecer um contato visual apropriado.

       Veja, apesar de parecer um comportamento simples, ele pode ser extremamente difícil para você e estar lhe prejudicando nas suas relações diárias. Além disso, podemos explorar variações de contato visual que podem ser úteis para controlar a sua ansiedade social e tornar este comportamento tranquilo e natural para você. Já que fazer contato visual também pode ser aprendido, como fazer isso?

 

        Algumas orientações iniciais:

  • Identifique qual o seu padrão geral de contato visual - o quanto você teme e evita olhar nos olhos dos outros em geral?

  • Que tipo de situações sociais você tende a evitar mais o contato visual - situações formais, como apresentar um trabalho? Ou situações mais informais, como conversar com amigos?

  • Que tipo de pessoas você tende a evitar mais o contato visual - pessoas estranhas, em posição superior, pessoas do sexo oposto, mais velhas, extrovertidas?

      Após se conscientizar do seu padrão de funcionamento em relação ao contato visual, faça o seguinte:

  • Comece fazendo contato visual consigo mesmo no espelho. Mantenha o contato visual por mais tempo que puder e perceba "como é o seu olhar". 

  • Comece a treinar variações na sua forma de olhar - levante as sobrancelhas, relaxe e tensione as pálpebras, arregale os olhos, etc. Descubra como você gostaria que fosse o seu contato visual!!

  • Após esse treino, comece a treinar as formas de contato visual que lhe pareceram satisfatórias em situações sociais simples, com pessoas mais "fáceis" e vá aumentando devagar o grau de dificuldade.

  • Procure manter o contato visual intermitente - nem o olhar fixo demais, nem a falta total de contato visual. 

  • Observe o olhar dos outros, como é o padrão de contato visual deles.

        Bom, estas são algumas sugestões de treino de contato visual que podem ser úteis para você. Procure usar a criatividade e encontrar outras formas de treinar essa habilidade. Como qualquer outra habilidade, aprender um contato visual efetivo exige prática e dedicação. Bons treinos!

        

        

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

November 28, 2019

September 10, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags