top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Gouvêa

Existe tímido extrovertido?


Parece estranho e até incoerente pensar que uma pessoa tímida possa ser extrovertida. Na grande maioria dos casos, a timidez e a introversão andam lado a lado. Ou seja, grande parte das pessoas que se dizem tímidas, também possuem traços de personalidade daquilo que chamamos de introversão.

Mas será que TODOS os tímidos são INTROVERTIDOS?

Provavelmente não. Além da existência de um grupo de tímidos que não é necessariamente introvertido, é bem possível que, dentro do grupo dos que se intitulam tímidos, haja muitos extrovertidos (pelo menos aparentemente).

A primeira coisa a se observar é que timidez e introversão são coisas diferentes. Tímidos temem excessivamente ser julgados e avaliados negativamente, além de evitarem diversas situações sociais onde esse risco está presente. O tímido, em geral, não aceita a sua timidez e acredita que há algo de errado com ele .

Por outro lado, um introvertido, em geral, não tem esse temor excessivo de ser criticado ou julgado pelos outros. Ele é capaz de se sentir confortável na maioria das situações sociais, pois não se preocupa muito se vão achá-lo "estranho", "calado", "inferior" ou coisas do tipo. Diferente do tímido, o introvertido interage pouco socialmente não por medo de ser julgado, mas sim por uma preferência pessoal.

Assim, enquanto que o tímido gostaria de interagir mais, participar mais dos grupos sociais e não o faz por medo dos possíveis julgamentos que sofrerá, o introvertido opta por não interagir porque prefere estar só, aprecia atividades solitárias e se desgasta muito com períodos prolongados de interação social. Ele não necessariamente gostaria de ter mais amigos ou interagir mais.

Bom, de todo modo, os comportamentos observáveis tanto do tímido quanto do introvertido são muito semelhantes: falar pouco, não falar muito sobre si mesmo, baixa frequência de contato visual, etc.

A questão principal é que o tímido pode "lançar mão" de um comportamento extrovertido para lidar com sua própria timidez. Como assim?

Para evitar ser julgado, criticado ou visto de uma forma negativa, o tímido pode adotar um comportamento oposto à sua maneira costumeira de agir. Ou seja, ele pode começar a falar muito, tomar iniciativas de conversas, sorrir demais, "tomar as rédeas" de uma conversa, fazer piadas ou brincar excessivamente, etc. Todos estes comportamentos são típicos de um extrovertido.

A diferença é que, no fundo, o comportamento extrovertido do tímido é um comportamento evitativo. O que ele evita? As críticas, julgamentos ou impressões negativas que poderiam causar se a pessoa agisse de forma "tímida". No final das contas, é apenas uma estratégia de interação (com função evitativa) que não resolve o problema, pois o medo inadequado da opinião alheia e a não aceitação de si mesmo permanecem. Aliás, agir de maneira extrovertida apenas para esconder a própria timidez só reforça o problema, pois não se entra em contato realmente com ele e ele fica ali sendo cultivado, de maneira obscura.

Então, podemos supor, com uma base razoável, que existem tímidos que agem como extrovertidos, mas que não são realmente extrovertidos. Um extrovertido "original", digamos assim, não está preocupado em excesso com o que os outros pensam e age de forma extrovertida naturalmente. Já o tímido que age de forma extrovertida está tentando buscar, de forma consciente ou não, a aprovação dos outros por meio de um comportamento que lhe parece mais adequado e que é mais aceito socialmente.

Para finalizar, tentar ser uma coisa que não se é não resolve o problema e, além disso, pode reforçá-lo. Ainda que você se comporte de modo extrovertido, continuará refém do que os outros pensam de você. Portanto, a solução do problema não é tentar esconder a sua timidez agindo como um extrovertido, mas trabalhar para que você se liberte da submissão ao que os outros pensam de você e possa ser livre para ser quem realmente é, seja introvertido ou extrovertido. Afinal, nem um nem outro estão certos ou errados, são apenas modos de agir únicos de cada pessoa. Afastar-se do seu modo único de ser não traz recompensas em médio e longo prazo!

13.643 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page