top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Gouvêa

A vida te chama! Não ignore!


Algumas reflexões são importantes neste período de final de ano e o título do artigo foi proposital. Quem acompanha meu trabalho através dos textos, vídeos ou de outras formas, sabe que praticamente todo o meu conteúdo é voltado para pessoas tímidas, ou, em uma linguagem menos comum, socialmente ansiosas.

Estou longe de querer "fazer milagre" no sentido de propor uma cura para esse tipo de sofrimento. Até porque, não existe cura para isso e eu estaria te iludindo se eu dissesse que existe. Desconfie de quem afirma haver uma cura. A ansiedade social faz parte da vida do ser humano, assim como voar faz parte da vida de um pássaro.

A questão importante é entender que a vida não pode deixar de ser vivida por causa da sua ansiedade social ou timidez. Ela é muito intensa? Te limita muito? Te impede de fazer as coisas que quer? Busque ajuda profissional especializada. É difícil encontrar um bom profissional no campo da psicoterapia ou da psiquiatria? Do meu ponto de vista, sim. Mas existem. Não desista, uma hora você encontra aquele que irá te ajudar da melhor forma.

O que você gostaria de fazer se soubesse que irá morrer daqui há 3 meses? Faça uma lista destas coisas, mesmo que você considere impossível no momento. Ninguém vai saber. Se imagine fazendo estas coisas. Se imagine nas situações em que gostaria de estar, se sentido seguro(a), confiante, alegre e disposto(a). Fazer isso é de graça. Não se cobre tanto, não seja tão rígido consigo mesmo(a) e não coloque obstáculos desnecessários para fazer as coisas que você quer fazer.

As coisas que você deseja fazer, que ocupam as suas fantasias, que mexem com você de uma forma especial, estão pedindo a sua presença. Não rejeite as coisas, situações ou pessoas das quais você admira, gosta ou lhe dão prazer. Isso é ter uma vida mais de acordo com quem você é!!

Assumir quem se é não é tarefa fácil nos dias de hoje e nunca foi. Não é fácil pois fazer isso significa se expor a críticas e julgamentos dos outros. Sim, e daí? Será que o preço não compensa? O que você gostaria de estar fazendo nesse exato momento? Quem você gostaria de estar sendo? Trabalhe firme para se descobrir e deixar que os outros lhe descubram. Não há motivos para se esconder!

Períodos de festa de final de ano podem ser depressivos, solitários, principalmente para aqueles que vivem isolados, não tem vida social. Mas, ao mesmo tempo, abrem-se novas perspectivas de mudança.

Não gaste sua energia se preocupando demais com o que os outros pensam e invista sua energia em se fortalecer, em fazer coisas que realmente são importantes para você! Desejo um grande ano de 2020 a quem leu esse texto. O projeto "Ansiedade Social em Foco" terá novidades neste próximo ano e espero que sejam úteis para quem acompanha o trabalho. Sigamos em frente!!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page