top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Gouvêa

Dificuldade em lidar com eventos POSITIVOS

Normalmente, as terapias se concentram em ajudar uma pessoa a lidar com eventos negativos de vida, como uma perda, um trauma, solidão, estados de ansiedade e assim por diante.

Porém, existem pessoas que tem dificuldades em lidar também com eventos positivos. Como assim?

Bem, podem existir várias razões para isso. Com frequência, uma pessoa pode estar tão acostumada com eventos negativos que, quando algo positivo acontece, ela não sabe lidar. Isso indica uma falta de habilidades para lidar com coisas positivas para ela.

Mais especificamente, o "não saber lidar" com eventos positivos significa que, quando algo positivo acontece, a pessoa entra em um estado de ansiedade, teme que aquilo não vá durar muito, sente-se culpada e não merecedora.

Imagine, por exemplo, uma pessoa solteira que deseja um relacionamento. Digamos que essa pessoa já tenha passado por algumas experiências ruins em relacionamentos passados.

Essa pessoa pode acreditar que "nunca mais irá encontrar alguém que valha a pena", por exemplo. No entanto, ela continua buscando um relacionamento por ser algo importante para si.

Em um dado momento, tal pessoa conhece um parceiro que "se encaixa" no seu objetivo. Ou seja, digamos que é uma pessoa atraente, carinhosa, respeitadora, etc. Ao se relacionar com ele, a pessoa começa a ficar extremamente ansiosa, com um mal-estar vago e uma sensação de que não merece o que está acontecendo. Ela pode pensar: "muito estranho isso estar acontecendo comigo..." ou "isso não é para mim".

Pois bem. Uma situação que, aparentemente, é positiva, se torna uma fonte de sofrimento. Talvez você perguntasse à essa pessoa: "Mas não era isso que você queria?"

Não é tão simples assim. A dificuldade em lidar com acontecimentos positivos reside, em grande parte, na ideia de "não ser merecedor" daquilo. Essa ideia pode ter sido aprendida desde muito cedo na vida de uma pessoa. Uma sequência de experiências ruins na família ou na escola, por exemplo, pode ensinar à uma pessoa que isso é o "normal" e que, quando algo bom acontece, é uma exceção e deve-se ter cuidado.

De qualquer forma, para se ter uma boa qualidade de vida, é preciso saber desfrutar dos eventos positivos, sem culpa ou ansiedade. Se não for assim, sempre haverá um desconforto quando algo positivo acontecer na sua vida.

Uma dica para lidar com essa dificuldade é desenvolver ideias mais realistas sobre você e a sua relação com acontecimentos positivos de forma geral. Ou seja, você pode dizer a si mesmo que merece que coisas positivas lhe aconteçam e que tem total direito de se sentir bem em relação à algo (esse "algo" pode ser você mesmo também). Como dizem no senso comum: aproveite a vida, pois ela pode ser mais breve do que esperamos. Se não pudermos aproveitar o que há de bom, o que será de nós?


45 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page