Buscar
  • Pedro Gouvêa

Ser notado: O que tem de tão ameaçador nisso?


O grande sofrimento de pessoas muito tímidas ou com fobia social é ser notado. Ser o foco da atenção dos outros. Não precisa estar sendo notado por um grande número de pessoas. Muitas vezes, basta o olhar de uma única pessoa para gerar grande ansiedade e vergonha nestes indivíduos.

É como se, ao ser percebido pelo outro, necessariamente este outro irá te julgar ou te criticar de forma negativa e você entende que isso não pode ocorrer ou que não suportará. Fóbicos sociais costumam ter uma verdadeira obsessão de que estão sendo observados e julgados o tempo todo. Logicamente, ficam ansiosos e preocupados constantemente, pois é difícil escapar totalmente do olhar de alguém.

Será que existe algo de tão especial ou tão diferente assim em você para que todos parem para te olhar e te julgar o tempo todo? Será que ser notado significa, necessariamente, que a pessoa que o nota está realmente te avaliando de forma negativa? Será que não é você mesmo que fica se observando e se julgando o tempo todo?

Veja, a grande maioria das pessoas está preocupada com suas próprias vidas e tem pouco tempo para ficar fazendo um papel de juiz permanente sobre você. Elas podem simplesmente estar olhando na sua direção e nem perceber que você está ali. Podem estar com a "cabeça longe". Se realmente estiverem te olhando, podem estar pensando mil coisas, e não necessariamente algo negativo sobre você.

Portanto, a primeira coisa é aceitar o fato de que você não é o centro do mundo e não está em um tribunal, ou seja, as pessoas não estão te observando e nem te julgando o tempo todo. Segundo, é aceitar o fato de que "estar sendo olhado" não é igual a "estar sendo julgado de forma negativa". As pessoas podem, inclusive, estar tendo boas impressões a seu respeito quando te olham. Aceitar esses dois fatos é um caminho para lhe tranquilizar em situações sociais.

No fim das contas, você não pode controlar se alguém vai te notar ou não, mas pode controlar a forma de lidar com isso. O olhar e o julgamento dos outros é algo natural, inevitável, mas não pode te ferir realmente. A ameaça nestes casos, quase sempre é uma ilusão. Não é a mesma coisa que a ameaça real de um ladrão apontando uma arma para você, por exemplo. Aprenda a dizer a si mesmo quando perceber que está sendo notado: "ah! e daí? não há nada de assustador nisso!".

Crie o hábito de se deixar ser notado sem a preocupação de que isso é algo terrível e assustador e de que você não pode lidar com isso. Aos poucos, você vai se acostumando a lidar com essa situação de forma mais leve e natural, se tornando mais confiante e deixando de dar tanta importância ao que os outros pensam de você. Afinal, há outras coisas mais importantes que você pode escolher se preocupar!!

#ansiedade #timidez #fobiasocial #ansiedadesocial #ameaça

7 visualizações

Consultório Psicológico

(21) 3442-9910  (21) 98877-0787
  • w-facebook
  • w-blogger

Segunda-feira  09:00 - 20:00
Terça-feira        09:00 - 20:00   Quinta-feita     09:00 - 20:00