top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Gouvêa

Ser notado: O que tem de tão ameaçador nisso?


O grande sofrimento de pessoas muito tímidas ou com fobia social é ser notado. Ser o foco da atenção dos outros. Não precisa estar sendo notado por um grande número de pessoas. Muitas vezes, basta o olhar de uma única pessoa para gerar grande ansiedade e vergonha nestes indivíduos.

É como se, ao ser percebido pelo outro, necessariamente este outro irá te julgar ou te criticar de forma negativa e você entende que isso não pode ocorrer ou que não suportará. Fóbicos sociais costumam ter uma verdadeira obsessão de que estão sendo observados e julgados o tempo todo. Logicamente, ficam ansiosos e preocupados constantemente, pois é difícil escapar totalmente do olhar de alguém.

Será que existe algo de tão especial ou tão diferente assim em você para que todos parem para te olhar e te julgar o tempo todo? Será que ser notado significa, necessariamente, que a pessoa que o nota está realmente te avaliando de forma negativa? Será que não é você mesmo que fica se observando e se julgando o tempo todo?

Veja, a grande maioria das pessoas está preocupada com suas próprias vidas e tem pouco tempo para ficar fazendo um papel de juiz permanente sobre você. Elas podem simplesmente estar olhando na sua direção e nem perceber que você está ali. Podem estar com a "cabeça longe". Se realmente estiverem te olhando, podem estar pensando mil coisas, e não necessariamente algo negativo sobre você.

Portanto, a primeira coisa é aceitar o fato de que você não é o centro do mundo e não está em um tribunal, ou seja, as pessoas não estão te observando e nem te julgando o tempo todo. Segundo, é aceitar o fato de que "estar sendo olhado" não é igual a "estar sendo julgado de forma negativa". As pessoas podem, inclusive, estar tendo boas impressões a seu respeito quando te olham. Aceitar esses dois fatos é um caminho para lhe tranquilizar em situações sociais.

No fim das contas, você não pode controlar se alguém vai te notar ou não, mas pode controlar a forma de lidar com isso. O olhar e o julgamento dos outros é algo natural, inevitável, mas não pode te ferir realmente. A ameaça nestes casos, quase sempre é uma ilusão. Não é a mesma coisa que a ameaça real de um ladrão apontando uma arma para você, por exemplo. Aprenda a dizer a si mesmo quando perceber que está sendo notado: "ah! e daí? não há nada de assustador nisso!".

Crie o hábito de se deixar ser notado sem a preocupação de que isso é algo terrível e assustador e de que você não pode lidar com isso. Aos poucos, você vai se acostumando a lidar com essa situação de forma mais leve e natural, se tornando mais confiante e deixando de dar tanta importância ao que os outros pensam de você. Afinal, há outras coisas mais importantes que você pode escolher se preocupar!!

255 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page