top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Gouvêa

Grupo de Estudos Timidez e Ansiedade Social - Teoria e Clínica


Formar um grupo de estudos sempre foi um desafio. Formar um grupo de estudos sobre ansiedade social, então, um desafio ainda maior. Isso porque, desde que iniciei o trabalho com o projeto Ansiedade Social em Foco (ASeF), não tem sido uma tarefa fácil promover a conscientização e a adesão de profissionais e estudantes a respeito da importância do tema.

A ausência de uma demanda expressiva, a carência de formação especializada, falta de interesse de profissionais e estudantes acerca do tema e desconhecimento do mesmo ainda é uma realidade no nosso campo.

Deixo bem claro aqui que, independentemente desta realidade desfavorável, sigo me dedicando de forma apaixonada (sim, não me veio outra palavra a mente) ao estudo e ao trabalho de divulgação e prestação de serviços para indivíduos acometidos pelo transtorno de ansiedade social. Tenho fé que essa realidade pode e será transformada em algum momento.

Uma das maneiras que me parece bastante efetiva para isso é a participação em um grupo de estudos. O grupo de estudos é um espaço de troca de conhecimentos entre os membros a partir de um interesse comum e propicia a aprendizagem dos conteúdos de uma forma natural e interativa, sem cobranças ou exigências que ocorrem em outros contextos de estudo.

Além disso, o grupo de estudos propicia o estabelecimento de relações com pessoas que tenham aspirações e interesses semelhantes ao nossos, o que pode favorecer o surgimento de parcerias, projetos de trabalho, encaminhamento de clientes e vínculos profissionais e de amizade.

Frente a esse contexto, surgiu a ideia de formar um grupo de estudos sobre ansiedade social. Batizei o grupo de "Timidez e Ansiedade Social - Teoria e Clínica". Minha ideia é que o grupo funcione como uma formação complementar para quem deseja se especializar no tema.

O grupo é totalmente estruturado para oferecer aos participantes um conteúdo exclusivo sobre o assunto, de modo que contemple tanto a teoria quanto a prática clínica de forma consistente.

Discutimos obras consagradas em português, como os livros do professor Antônio Nardi (Transtorno de ansiedade social - fobia social: A timidez patológica e Transtorno de ansiedade social - Teoria e clínica) bem como artigos científicos internacionais traduzidos para o português (Transtorno de ansiedade social no DSM-V; Um tratamento comportamental multicomponente para fobia social: Terapia de eficácia social; Timidez e ansiedade social: Um guia de autoajuda, dentre outros).

O grupo de estudos constitui um pilar central do projeto, de modo que é direcionado especificamente para profissionais de saúde e humanas e para estudantes de Psicologia, possuindo um caráter de educação continuada.

Entendo que de nada adiantaria ficar isolado com o conhecimento sem um espaço de troca e discussão com outros colegas para fomentar o interesse e dar mais relevância ao tema.

O grupo consiste de 10 encontros semanais, com a possibilidade de 2 encontros extras (a critério do participante), com duração aproximada de 2 horas. Todos os textos discutidos em cada encontro são acompanhados de slides para facilitar a discussão, que podem ser disponibilizados aos participantes.

O processo de interação e participação no grupo é bastante livre, de forma que o participante fique à vontade para participar da forma que achar mais pertinente, ou seja, através de perguntas, comentários, exposições, leituras, como ouvinte, etc.

O grupo não se constitui em um serviço gratuito, especialmente em função dos custos na produção e divulgação dos materiais. No entanto, o valor é bastante acessível. Descontos são oferecidos para estudantes e para os 3 primeiros inscritos. Ao final, cada participante recebe um certificado que conta como hora complementar.

Se você, profissional ou estudante, quer ingressar no estudo dessa fascinante temática de forma qualificada, nosso grupo de estudos é uma excelente opção. O início do grupo deve ocorrer no final de março do presente ano. Em breve, estaremos divulgando maiores informações sobre o grupo. Não deixa de acompanhar as redes sociais do projeto!! Se decidiu participar, garanta logo sua vaga, pois serão limitadas!! Tem alguma dúvida? Escreva nos comentários!



Gostou do texto? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso!!


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page