top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Gouvêa

"Mate-se todos os dias"


O título deste artigo, embora possa parecer uma "jogada de marketing", não tem absolutamente nada a ver com isso o você vai entender exatamente o porquê ao longo do texto.

A ideia do "mate-se todos os dias" se origina a partir de Steven Hayes, principal criador da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e trata-se de uma metáfora para ajudá-lo a se libertar de autoconceitos inúteis.

Afinal de contas, se você tomasse a ideia de forma literal, não faria o menor sentido, pois como você conseguiria se matar depois de morto uma vez?

Essa ideia está relacionada à um processo de flexibilidade psicológica que chamamos de "eu-como-contexto".

Esse processo funciona da seguinte forma: Existe uma parte de você que observa tudo o que se passa com você, todas as suas experiências, ou seja, pensamentos, crenças, emoções, sensações corporais, etc.

Essa parte "observadora" das experiências é exatamente o "eu-como-contexto". Ou seja, você é o contexto onde todas as suas experiências ocorrem, mas você NÃO é as suas experiências. É como se você fosse o céu e as nuvens fossem todas as suas experiências.

Por outro lado, se você se apega muito à alguma experiência particular, você passa a acreditar que você é a própria experiência e fica limitado por ela. Por exemplo, se você tem a crença de que é uma pessoa ansiosa e se apega demais à essa ideia, provavelmente você não terá muito espaço para agir de forma relaxada. Você está preso ao conceito de ser ansioso. Isso é o que chamamos de "eu-como-conceito".

Perceba como é extremamente libertador quando você consegue aprender a ter a perspectiva do "eu-como-contexto" (ser um observador das suas experiências) e extremamente doloroso se ver como um conceito fechado ("eu-como-conceito").

Já pensou como seria horrível ficar preso dentro de um recipiente com uma etiqueta escrita "ansiedade"?

Na perspectiva do "eu-como-conceito", o raciocínio seria mais ou menos o seguinte: "Ora, se eu sou uma pessoa ansiosa, eu devo agir como tal! Não posso relaxar, afinal, eu não estaria sendo quem eu sou". Isso é bastante problemático. Bem, e o que fazer para se libertar dos seus (auto)conceitos?

Mate-os todos os dias. A cada novo dia, você é uma pessoa diferente e tem novas oportunidades de agir diferente, de uma maneira mais significativa para você. Reinvente-se diariamente e não ceda à tentação de ficar preso à conceitos ou experiências passadas negativas.

Se você tem um autoconceito de ser "inadequado", mate-o! Se você tem um autoconceito de ser "estranho", mate-o! Se alguém que você gosta lhe decepcionou e você está desanimado, "mate" o desânimo e faça o que quer fazer!

Você verá como é libertador matar-se todos os dias, afinal, "matar conceitos" não é crime e você estará criando mais espaço para cultivar conceitos mais úteis para uma vida mais plena!!



Gostou do texto? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso!!


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page