top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Gouvêa

Minicurso sobre o Transtorno de Ansiedade Social

Este ano, o Ansiedade Social em Foco irá oferecer um minicurso completo sobre o Transtorno de Ansiedade Social (TAS).

Sempre tendo em vista a carência de qualificação sobre o assunto, a ideia do projeto é difundir o conhecimento científico sobre o TAS, tanto para leigos quanto para profissionais e estudantes.

Este minicurso consiste de uma aula com carga horária de 4h que acontecerá no dia 27 de abril deste ano. O curso leva o título de "Transtorno de Ansiedade Social: Aspectos diagnósticos e diretrizes de tratamento" e é direcionado à profissionais e estudantes das áreas de saúde mental. O curso ocorrerá de forma online, facilitando o acesso à pessoas de todo o país e emitirá certificado de participação. O investimento será bastante acessível.

O objetivo do curso é discutir a caracterização diagnóstica atual do TAS, sua relação com outras condições semelhantes e as estratégias de intervenção mais eficazes para esse quadro.

É importante destacar que o conteúdo do curso está embasado em uma literatura nacional e internacional consistente sobre o tema. Por exemplo, iremos discutir a caracterização diagnóstica do TAS com base no DSM-5 e na classificação multidimensional proposta por Caballo et. al. (2021).

Especificamente, o conteúdo programático do curso consiste nos seguintes tópicos de discussão:

  • Definições de ansiedade social

  • Caracterização e relação do TAS com a timidez e com o transtorno de personalidade evitativa (TPE)

  • Categorias de medos sociais

  • Subtipos de TAS

  • O continuum da ansiedade social

  • Instrumentos de avaliação clínica do TAS

  • Intervenções terapêuticas de primeira linha para o TAS (p. ex., estratégias cognitivas e comportamentais tradicionais e estratégias baseadas em aceitação e mindfulness).

Assim, o curso abarca os principais aspectos diagnósticos e de tratamento que têm relevância clínica e na pesquisa do TAS atualmente e representam uma excelente oportunidade para que profissionais e estudantes conheçam ou se aprofundem no assunto.

As pré-inscrições já estão abertas! Então, se você tem interesse pelo curso, garanta sua vaga entrando em contato pelo ansiedadesocialemfoco@gmai.com

Nos vemos lá!!



Gostou do texto? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso!!


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page