top of page
Buscar
  • Pedro Gouvêa

O que esperar do Ansiedade Social em Foco para 2023?


A cada ano que passa, o projeto Ansiedade Social em Foco (ASeF) vem se consolidando cada vez mais e a ideia é sempre de expansão e agregar um valor cada vez maior tanto para pessoas leigas quanto para profissionais e estudantes da área de saúde mental em geral.

Creio que esse ano tenha sido um ano extremamente difícil e desgastante para todos nós, e eu me incluo nesse bolo. Tivemos um ano de eleições e as questões políticas parecem estar "à flor da pela" em boa parte das pessoas, o que contribuiu enormemente para o nosso desgaste emocional e nas relações sociais e familiares.

Apesar desse ano tão complicado, o projeto ASeF seguiu firme na sua missão de agregar valor e difundir o conhecimento de qualidade sobre a ansiedade social e os seus "parentes" (timidez, habilidades sociais, transtorno de personalidade evitativa, etc.). Mas o que esperar desse projeto para 2023?

A primeira coisa é que os seus 2 eixos centrais permanecerão os mesmos: 1. Divulgação de conteúdo e; 2) Prestação de serviços.

No eixo 1, continuaremos com o perfil no Instagram, os vídeos e aulas no canal do YouTube e este blog. Todos conteúdos gratuitos. Nesse eixo, não veremos grandes mudanças, talvez apenas algum refinamento do conteúdo do Instagram.

Já no eixo 2, os serviços básicos permanecerão. Ou seja, a terapia individual, terapia em grupo, grupo de estudos e o curso Timidez e Ansiedade Social: O que é e como lidar. No entanto, pretendo dar um foco maior para a terapia em grupo, uma vez que essa modalidade já se mostrou eficaz para o TAS e tem menor custo financeiro e de tempo, podendo alcançar mais pessoas.

Uma novidade que teremos é o minicurso intitulado "Transtorno de Ansiedade Social: Aspectos diagnósticos e diretrizes de tratamento", com carga horária de 4h e um baixo custo. Trata-se de um curso completo e com conteúdo inovador sobre o tema voltado à profissionais e estudantes de saúde mental.

A estrutura do curso já está pronta e ele deve ser lançado em abril do próximo ano. Será uma grande oportunidade de atualização nessa área para os profissionais, uma vez que temos formação escassa sobre esse tema tão relevante. Ainda estou na dúvida se farei o curso ao vivo ou se será um curso gravado com acesso permanente (aceito sugestões!).

Espero que o ASeF se fortaleça cada vez mais e que possa alçar voos cada vez mais altos e que tenhamos uma sociedade mais consciente sobre o transtorno de ansiedade social. Ainda há muita estrada a percorrer!

No mais, desejo a todos que acompanham o projeto um excelente final de ano, que possamos nutrir boas perspectivas para 2023 e sigamos evoluindo, com aceitação, compromisso e disposição!!! (Lema da ACT).



Gostou do texto? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso!!


#ansiedadesocialemfoco #ansiedadesocial #timidez #fobiasocial #introversão #habilidadessociais #terapiaemgrupo #terapiadeaceitaçãoecompromisso #análisedocomportamento #terapiascontextuais

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page