top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Gouvêa

Senso de conexão interpessoal


O fato de alguém ser excessivamente tímido costuma ser uma barreira importante para desenvolver um senso de conexão interpessoal. O que estou chamando de "senso de conexão interpessoal"?

É uma qualidade vital dos relacionamentos sociais que consiste em uma sensação de pertencimento ou sintonia com um grupo ou com outro indivíduo. É sentir-se verdadeiramente conectado a alguém durante uma interação social.

É comum ouvir relatos de indivíduos socialmente ansiosos do tipo "sinto que não me encaixo em lugar nenhum", ou "sinto que sou diferente de todos, não consigo me ligar às pessoas", etc.

Essa falta de senso de conexão com os outros costuma resultar em sentimentos crônicos de solidão e inadequação. O indivíduo sente que ninguém é capaz de compreendê-lo, percebe as relações interpessoais como vazias e sem sentido e tende a isolar-se.

Além da ansiedade social em si como uma barreira que dificuldade uma conexão genuína com os outros, podem existir outros aspectos que contribuem para isso. Por exemplo, o indivíduo pode ter sido punido ao longo de sua história com críticas ou rejeição por ter expressado algo ou tentado se aproximar de alguém.

Um outro aspecto pode ser o simples fato do indivíduo não estar inserido em grupos sociais que compartilham dos mesmos valores, preferências, interesses e formas de pensar deste indivíduo.

Em todo caso, é extremamente válido o esforço para identificar as barreiras que impedem esse senso de conexão social, pois é isso que dará sentido aos relacionamentos. Se não houver esse senso de conexão, o indivíduo pode estar cercado de 100 pessoas e ainda assim se sentir solitário, "desencaixado".

Um bom primeiro passo para isso é buscar grupos de interesse comum. Por exemplo, se você gosta de algum esporte específico, buscar se inserir em um grupo deste esporte, um estilo de música específico, estilos de filme ou qualquer outra atividade que faça seu coração acelerar de excitação.

É muito mais provável que você consiga se conectar realmente com essas pessoas do que com pessoas que não compartilham absolutamente nada em comum com você. Hoje, com a expansão massiva da internet e dos grupos virtuais, essa tarefa se tornou mais fácil.

Eu por exemplo, tenho buscado me inserir em grupos de interesse que fazem sentido pra mim e tenho buscado me conectar com o que é importante para mim e que também é para essas pessoas! Se relacionar com pessoas em que há um senso profundo de conexão não tem preço!!

Eventualmente, sua mente tentará lhe convencer dizendo que não há lugar nesse mundo para você. Porém, cabe a você apenas ouvir o que ela tem a dizer e escolher seguir na direção que você realmente deseja e não na direção que ela diz que tem que ser!!



Gostou do texto? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso!!


41 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page