top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Gouvêa

O senso de humor como recurso para lidar com a Ansiedade Social


Uma das ferramentas interessantes para lidar com diversos tipos de problemas, sejam eles psicológicos ou não, é o senso de humor. Ou seja, extrair do problema algum elemento cômico que possa suavizar o mal estar que ele gera.

As pessoas tendem, em geral, a encarar seus problemas com muita rigidez e seriedade, o que pode dificultar olhar para eles de uma outra perspectiva. Uma perspectiva mais leve, mais criativa, menos dura e crítica. O senso de humor pode "quebrar" essa dureza e essa forma excessivamente pesada de olhar para o problema.

É lógico que a ansiedade social é um problema que DEVE ser levado a sério e demanda tratamento específico quando se configura em um transtorno. Mas não se trata de menosprezar o problema, e sim de estabelecer um recurso comportamental que pode auxiliar a lidar com ele: o senso de humor!!

Grande parte das pessoas muito tímidas, com altos níveis de ansiedade social, são muito "duras" e exigentes consigo mesmas. Elas se julgam de forma muito negativa, o que acaba agravando o problema.

Se estas pessoas conseguirem romper com esse padrão de julgamento tão duro em relação a si mesmas e desenvolverem um padrão mais bem humorado de olhar a si mesmas, provavelmente, o impacto negativo da ansiedade social será menor. Por que?

Porque a medida que você consegue extrair aspectos engraçados do seu comportamento, se divertir consigo mesmo, sem se julgar de forma negativa por isso, você relaxa os seus padrões rígidos e negativistas de olhar a si mesmo e rompe com um importante fator de manutenção da ansiedade social: a autocrítica exagerada.

Porém, as pessoas não nascem com "senso de humor". O senso de humor é uma habilidade comportamental que pode ser desenvolvida em um processo terapêutico, por exemplo.

Comece prestando atenção ao seu jeito se ser. Se você, por exemplo, apesar de ser tímido ou tímida, fala de uma forma que pode ser divertida, engraçada, curiosa, diferente, se aproveite disso, acolha isso com humor e gentileza. Aprenda que o embaraço ou o constrangimento podem ser oportunidades para rir da situação e não, necessariamente, ser visto como uma humilhação social ou que você é incompetente ou esquisito.

Aliás, falando em "esquisito", há algum comportamento "esquisito" em você que possa ser visto com humor? Me refiro a um humor gentil, acolhedor, compreensivo e saudável. É este o humor que estou ressaltando aqui e quero que você reflita como uma alternativa para olhar a si mesmo.

Assim como uma criança brinca com seus brinquedos para relaxar e se divertir, aprenda a brincar e a se divertir consigo mesmo de forma construtiva. Sua vida ficará mais leve e a ansiedade começará a ceder espaço para sentimentos de maior bem estar!! Minha expectativa com esse texto é que você comece a se sensibilizar para esse recurso comportamental que pode ajudar bastante na solução dos seus problemas de ansiedade social!

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page