top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Gouvêa

Tarefa de Contato Visual

O contato visual é um componente fundamental das interações sociais e constitui uma dificuldade central do transtorno de ansiedade social (TAS). Apesar destes aspectos relevantes, esse comportamento é muito pouco explorado nos contextos de pesquisa e na prática clínica.

Nesse sentido, uma prática estruturada de contato visual pode auxiliar pessoas com TAS a estabelecerem interações sociais mais efetivas e, em última análise, potencializarem seus relacionamentos em geral.

Mais recentemente, venho me dedicando a investigar com mais detalhes esse comportamento específico com o objetivo de ajudar estes indivíduos a superar essa dificuldade. Futuramente, pretendo desenvolver um protocolo de treinamento estruturado com foco nas habilidades de contato visual.

Neste artigo, proponho uma tarefa de contato visual para você praticar diariamente. Essa tarefa envolve 2 atividades simples:

  1. Assistir ao vídeo de prática de contato visual (https://www.youtube.com/watch?v=_BcjWjs7Vko)

  2. Manter uma interação visual com alguém de sua escolha de forma intencional

No primeiro passo, assista ao vídeo que está no link todos os dias, procurando manter o contato visual constante em todos os níveis. Isso vai "dessensibilizá-lo" do medo de contato visual aos poucos. Assista 1 ou 2 vezes por dia, sempre antes de ir para o passo 2.

No segundo passo, escolha uma pessoa específica para praticar o contato visual e observar os efeitos do passo 1. Neste passo, você pode escolher qualquer pessoa que considere que será mais efetivo o exercício. Pode ser alguém familiar, de confiança, ou algum desconhecido, como o atendente de uma loja ou de um banco.

Ao escolher a pessoa para treino, inicie uma interação com ela naturalmente e, de forma intencional, mantenha o seu olhar fixo durante um período e evite desviar o olhar. Procure um ritmo de interação visual que considere adequado, espontâneo e observe seus níveis de ansiedade/relaxamento durante a interação.

Assim como no primeiro passo, faça o segundo passo 1 ou 2 vezes por dia e, se possível, registre os resultados. Ou seja, se conseguiu uma interação visual satisfatória e como se sentiu durante e após o exercício.

Lembre-se!! Qualquer habilidade comportamental exige prática e dedicação!! Portanto, mãos a obra!! Se quiser, deixe um comentário aqui contando sobre sua experiência com a tarefa!! Bons treinos!!



Gostou do texto? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso!!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page