top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Gouvêa

Expressão assertiva de incômodo, desagrado ou raiva


Neste texto, vamos discutir a terceira dimensão da ansiedade social: expressão assertiva de incômodo, desagrado ou raiva.

É bastante comum que os indivíduos socialmente ansiosos lancem mão de mecanismos de controle ou supressão da raiva por medo de serem "mal interpretados" ou julgados negativamente pelos outros.

Nesse contexto, eles agem de forma passiva ou submissa para não desagrada ou gerar conflitos, o que implicaria em uma exposição indesejável. Por outro lado, tais indivíduos acabam ficando mais vulneráveis a explosões de raiva ou problemas psicossomáticos, uma vez que "guardam" suas emoções dentro de si.

Além disso, é mais provável que os outros abusem, não levem em conta ou não deem a importância devida quando o indivíduo se expressa, pois seu comportamento verbal e não verbal acaba passando a mensagem de "eu não importo".

A expressão assertiva de incômodo, desagrado ou raiva inclui situações sociais que exigem assertividade, como a defesa dos próprios direitos, expressão dos próprios desejos, opiniões, incômodos ou preferência em relação aos outros.

Nesta dimensão, o centro do temor parece ser a desaprovação, a raiva, a rejeição ou o abandono por parte dos demais, que a outra pessoa se ofenda, que a relação se rompa, que pensem que "não é uma boa pessoa" ou "não é tão simpática" ou fazer algo que não gostaria que lhe fizessem.

Alguns exemplos de situações que envolvem esta dimensão incluem "pedir a uma pessoa próxima que não abuse da sua confiança", "pedir a alguém que está falando alto no cinema para que fale mais baixo", "solicitar explicações a alguém", "reclamar algo com um vendedor que lhe atendeu em uma loja", etc.

É importante destacar que as intervenções mais eficazes para aqueles que têm dificuldade nesta dimensão são as que compõem o treinamento em habilidades sociais (THS), como por exemplo, o treino assertivo, modelação e o ensaio comportamental. No próximo texto, veremos a dimensão "ficar em evidência/fazer papel ridículo".



Gostou do texto? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso!!




Referência:


Caballo, V. E., Salazar, I. C., Garrido L., Irurtia, M. J., & Hofmann, S. G. (2021). Programa de intervenção multidimensional para a ansiedade social (IMAS) - Livro do terapeuta. Novo Hamburgo: Sinopsys.

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page